O Tratador / Desbastador de Equinos é o profissional que é capaz de executar as tarefas relativas ao maneio e desbaste de equinos, respeitando o bem-estar animal e as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
O que faz?
Ministrar a alimentação aos equinos, tendo em conta o programa alimentar definido e a fase do ciclo de vida:
Assegurar a conservação das instalações e dos equipamentos a nível higiénico, sanitário, ambiental e funcional, utilizando os meios colocados à sua disposição.
Executar tarefas ligadas à higiene e sanidade dos equinos, seguindo as instruções do médico veterinário, a fim de manter o bom estado sanitário dos animais.
Aparelhar os equinos colocando-lhes a sela, os arreios, as caneleiras e/ou ligaduras e a cabeçada.
Efectuar as operações necessárias à identificação dos animais, tais como o preenchimento da sua ficha individual e a sua marcação, utilizando os métodos adequados.
Efectuar o desbaste de equinos, aplicando os procedimentos do trabalho não montado e montado dos animais, com vista ao seu adestramento.
Executar as operações relativas à preparação das condições adequadas ao transporte de equinos, tendo em conta o cumprimento das regras de segurança e bem-estar animal.
Registar informações de caráter técnico relativas à atividade desenvolvida.
Duração do curso
2 anos letivos e 2141 horas de formação