Escola profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes
A Folha Oferta de Emprego Legislação Notícias Links
geral@epdra.pt  241 870 020
A Escola Cursos Pré Inscrições Netescola E-learning Agenda Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Notícias » Projeto Murta Cerveja
Notícias
23 Jan 2017
Projeto Murta Cerveja

1 - O PROJETO

2 - PRÉMIO DE MÉRITO

3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

1 - PROJETO MURTA CERVEJA

RESUMO

Desenvolvimento de uma nova valência na escola, na área da Transformação, conciliando a produção de cerveja artesanal a qual será aromatizada/colorida com frutos de murta. Multiplicação e cultivo de murta, uma planta em risco na região.

INTRODUÇÃO/OBJETIVOS

Fruto da feliz coincidência de a EPDRA estar implantada na Herdade da Murteira, testemunho da presença desta planta na região, confinada a pequenas manchas em resultado dos frequentes incêndios, e do facto de e Escola ter iniciado a produção de cerveja artesanal surgiu a ideia de desenvolver um produto original: cerveja aromatizada/colorida com murta. A EPDRA proporciona aos seus alunos o desenvolvimento de competências em diversas áreas, nomeadamente na área da transformação dos produtos agroalimentares, pelo valor acrescentado que incorpora nos bens produzidos. Com objetivo principal pretende-se desenvolver o espírito empreendedor dos alunos e estimular a articulação pedagógica entre docentes de diferentes áreas pela criação de um produto inovador: cerveja artesanal aromatizada/colorida com murta. Pretende-se igualmente contribuir para a valorização e preservação de uma espécie de planta ameaçada e consciencializar para os perigos e malefícios do consumo de bebidas alcoólicas. 

PROCESSOS PROCEDIMENTOS E PRODUTOS

A murta (Myrtus communis L.) é uma planta da família das mirtáceas, de porte sub-arbustivo, espontânea no centro e sul do continente, sobretudo em solos de pH alcalino (espécie calcícola). Das folhas extrai-se um óleo essencial utilizado no tratamento de afeções diversas e como perfume (água de anjo). Do fruto produz-se licor. Irá proceder-se à recolha de frutos e de amostras de plantas para multiplicação por via seminal e/ou vegetativa selecionando as plantas que apresentem maior potencial produtivo. Determinar qual o tipo de cerveja mais adequada, e em que fase do processo de elaboração se deverá proceder à adição da murta (brassagem, fervura ou fermentação) de modo a obter um produto com a melhor qualidade. A cerveja será produzida e engarrafada pelos alunos, os quais irão igualmente desenvolver a imagem de marca. Em colaboração com os cursos de Cozinha/Pastelaria e Turismo Ambiental e Rural será organizado um almoço temático promocional para o qual serão convidados os parceiros.

RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA

A Escola tem, desde a sua génese, proporcionado aos seus alunos uma formação em autenticidade, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Recentemente a produção artesanal de cerveja surgiu, primeiro como uma moda, hoje, cada vez mais, como um negócio gerador de emprego. Facilitar uma aprendizagem significativa, que relacione conteúdos de diferentes áreas materializando-se em resultados concretos fruto do trabalho colaborativo realizado por alunos e professores pra promover a articulação pedagógica entre diferentes cursos/áreas disciplinares/disciplinas/módulos. No desenvolvimento deste projeto os alunos terão de mobilizar conhecimentos de áreas como a história, biologia, botânica, química, matemática, produção agrícola e economia. Irão igualmente desenvolver as suas competências na área do saber fazer e na vertente relacional uma vez que o mesmo será desenvolvido em grupo.

2 - PRÉMIO DE MÉRITO

Na sequência do  sucedido no ano letivo 2015/2016  em que EPDRA havia concorrido com o Projeto "Ciência num fio de azeite" voltamos este ano a participar no Concurso CIência na Escola, patrocinado ppela Fundação Ilídio Pinho.Concorremos no 5º escalão com o projeto Murta Cerveja e fomos selecionados. 

Assim, no passado dia 19 de janeiro a EPDRA esteve presente na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito e de desenvolvimento do Projeto.

Para visualizar o Diploma de Mérito clique aqui .

 

3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como pode perceber-se pela consulta do texto uma das idéias fundamentais sobre a qual assenta o projeto Murta Cerveja, relaciona-se com a associação da cor da do fruro da murta à cerveja, produzindo-se assim uma cerveja corada e aromatizada com o mesmo.

Começemos então por falar sobre a murta, o seu fruto e os pigmentos que lhe dão cor e que queremos "passar" para a cerveja.

A murta

Artigo revista Agrotec (Março, 2013). Link

Caracterização geral da murta (CM Vila Nova de Azeméis).  Link

Caracteraização do fruto de murta e suas aplicações tecnológicas (Dissertação de Mestrado). Link

Propriedades terapêuticas das folhas de murta (Revista Jardins). Link